Mota Soares anuncia 80 contratos locais de desenvolvimento social

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) - O ministro da Solidariedade e da Segurança Social anunciou hoje um investimento de 20 milhões de euros em 80 contratos locais com autarquias e instituições de solidariedade para "combate à pobreza infantil e promoção à empregabilidade e inclusão social".

No encerramento da interpelação ao Governo, da iniciativa do PS, sobre "políticas de emprego e combate à exclusão social", Mota Soares anunciou "80 contratos locais de desenvolvimento social", a celebrar entre a Segurança Social, autarquias e instituições sociais com "o objetivo redefinido de combate à pobreza infantil e promoção à empregabilidade e inclusão social".

"Serão 20 milhões de euros alocados para o combate ao desemprego e à pobreza infantil mas também para territórios mais envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades e que passarão a beneficiar desta resposta de parceria e proximidade", disse o ministro.

Mota Soares referiu-se também à "carta comum de balanço e compromisso", um documento "consensualizado em reunião permanente do setor social" na terça-feira.

Segundo o ministro, no documento reconhece-se "a mais-valia da proximidade de quem está, diariamente, no terreno, dando real sentido ao princípio de subsidiariedade".

"Ao confiar nas instituições garantimos sobretudo que estamos também a preservar um património único no mundo: o modelo social europeu a proteção que este presta aos cidadãos", sustentou.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.