Três helicópteros vindos da Suíça chegam às 13:00 - Proteção Civil

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 ago (Lusa) - Três helicópteros vindos da Suíça chegam às 13:00 a Portugal para ajudar no combate aos fogos, anunciou a Autoridade Nacional de Proteção Civil no balanço matinal sobre incêndios, no qual a Covilhã é destacada como maior preocupação.

"Temos três frentes ativas na Covilhã e chegamos a proceder a evacuações nas localidades de Casal da Serra e Cortes do Meios, para o pavilhão de Tortosendo, e temos no local cinco grupos de reforço e 13 meios aéreos nestes incêndios", afirmou Patrícia Gaspar, da ANPC.

Esta responsável destacou o que chamou de "condições meteorológicas extremas" que estão a alterar as previsões da Proteção Civil: "Às 19:00 de sábado o incêndio da Covilhã estava numa encosta e tudo indicava que ia ser dominado. Mas o vento ganhou velocidade e deixou de ser possível" controlar a propagação do fogo.

As condições meteorológicas adversas também explicam que Proteção Civil tenha subido no sábado, e mantido hoje essa previsão, o nível de alerta para vermelho, o nível máximo de prevenção, em todo o país, à exceção de Évora, Lisboa e Setúbal.

Quanto a um balanço da situação de calamidade declarada pelo Governo, e que implicou um reforço de meios, nomeadamente, Patrícia Gaspar não quis ainda fazer o balanço, explicando ser ainda: "Temos de esperar até ao fim para perceber os resultados no terreno. É cedo para fazer essa avaliação".

O balanço da Proteção Civil dá conta de quatro feridos nos incêndios nas últimas 12 horas, todos ligeiros, e de danos materiais em habitações na Covilhã, mas a ANPC não tem ainda indicação de primeiras habitações afetadas.

O balanço desde o dia 11 deste mês contabiliza no entanto 107 feridos devido aos incêndios, dos quais oito feridos graves, e 73 pessoas assistidas.

Cerca das 10:00, a página de internet da ANPC destacava, além do fogo na Covilhã, combatido por 376 operacionais apoiados por 110 meios terrestres, o incêndio em Ribeira de Pena, no distrito de Vila real, combatido por 191 operacionais e 57 meios terrestres.

VP // ZO

lusa7fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.