Fogo ameaça aldeias de Aboboreira, Casalinho e Serra, em Mação

| País
Porto Canal com Lusa

Mação, Santarém, 16 ago (Lusa) - As aldeias de Aboboreira, Serra e Casalinho, no concelho de Mação, estão ameaçadas pelo fogo que lavra esta noite "descontrolado e com muita intensidade" naquele concelho do distrito de Santarém, sendo proveniente de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco.

"A situação é muito complicada, as chamas passaram as aldeias de Cerro do Outeiro e Louriceira cerca das 22:00 e estão a ameaçar agora as aldeias de Aboboreira, Serra e Casalinho" disse à agência Lusa, cerca das 00:50, o presidente da Câmara de Mação, tendo acrescentado que o incêndio está "a progredir com grande violência para aquelas localidades e para a estrada de Chão de Codes - Sardoal", apresentando "várias frentes e muitas projeções".

Vasco Estrela disse ainda que os serviços municipais estão, a esta hora, (cerca das 00:50) a "concentrar idosos e acamados em Aboboreira e Casalinho para os transferir para a Santa Casa da Misericórdia" de Mação.

"Temos aqui poucos meios, o fogo é muito grande e, ao que nos dizem, deriva de um novo incêndio que está descontrolado e que deflagrou ao final da tarde de hoje [terça-feira] em Vila de Rei, e que, por sua vez, tem por detrás dele um outro incêndio, que principiou no domingo, ao final da tarde, no mesmo concelho", disse o autarca de Mação, que viu cerca de 18 mil hectares do território que gere serem consumidos pelas chamas nos últimos dias de julho.

"Este incêndio está a lavrar com muita intensidade no concelho de Mação, tem muitas projeções, precisamente para as zonas que não arderam há umas semanas atrás e que são uma parte substancial do que nos resta, e espero que tenhamos reforços pela manhã", observou Vasco Estrela, referindo-se às freguesias de Amêndoa e União de Freguesias de Mação, Aboboreira e Penhascoso.

Segundo a página da Proteção Civil, cerca da 01:00, o sinistro de Mação, na localidade de Aboboreira, foi registado às 00:01, e tem 5 operacionais no terreno, apoiados por uma viatura.

MYF // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.