Meio milhar de operacionais no combate às chamas em Penacova

| País
Porto Canal com Lusa

Penacova, Coimbra, 26 jul (Lusa) -- O incêndio que deflagrou na quarta-feira em São Mamede, na freguesia de Lorvão, concelho de Penacova, continua com "alguma intensidade", sem ameaçar povoações, e a mobilizar, pelas 01:50 de hoje, cerca de 500 operacionais.

As chamas tiveram origem num outro incêndio, que começou pelas 13:00 de quarta-feira, na zona de Paradela, igualmente na freguesia de Lorvão e concelho de Penacova (distrito de Coimbra), e quando este já estava prestes a entrar em fase de rescaldo -- acabou por ser dominado pelas 23:30 de quarta-feira.

O segundo destes dois incêndios no concelho de Penacova surgiu, pelas 18:20, junto à Estrada Nacional (EN) 110, entre Foz do Caneiro e São Mamede, progredindo para sul em direção a Coimbra, Penacova e para a Serra do Carvalho, no concelho de Vila Nova de Poiares.

A EN 110, que liga Coimbra a Penacova, está cortada ao trânsito na zona de Foz do Caneiro.

"As coisas agora estão um pouco mais serenas, mas neste tipo de situações temos que estar sempre a postos, pois de um instante para o outro, tudo pode mudar", disse o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, à agência Lusa.

De acordo com a página Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na internet, pelas 01:50, as chamas, que progrediam em povoamento florestal, sobretudo de pinheiro e eucalipto, estavam a ser combatidas por 498 operacionais, apoiados por 150 viaturas.

O fogo na zona de Paradela mantinha-se, àquela hora, de acordo com a ANPC, "em conclusão" (extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro), mobilizando ainda 64 operacionais e 18 veículos.

Enquanto esta "situação de incêndios" se mantiver, os centros de saúde de Penacova e de Vila Nova de Poiares (também no distrito de Coimbra) estarão em funcionamento "durante 24 horas por dia", disse à Lusa o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Tereso.

A medida, adotada hoje, manter-se-á "em vigor até que as circunstâncias exijam", sublinhou o responsável.

JEF (AMV) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.