Situação mais calma em Mação, mas "ainda com muito trabalho"

| País
Porto Canal com Lusa

Mação, Santarém, 27 jul (Lusa) - A frente de incêndio que esteve nas últimas horas muito perto de Mação, distrito de Santarém, cedeu ao trabalho dos bombeiros, que contaram com a ajuda da mudança do sentido do vento, segundo o autarca local.

"A frente de fogo cedeu ao trabalho dos bombeiros e a vila pôde ficar a salvo. Esperamos que não haja reacendimentos", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, acrescentando que, cerca das 00:00, existiam "alguns pontos críticos" perto da vila, como a aldeia de Mantela.

Nesta aldeia, a população foi retirada cerca das 21:00.

Segundo o presidente da Câmara, em Mantela "concentram-se vários meios, para tentar debelar aquela que é esta madrugada a principal frente de fogo" no concelho.

"Esta frente está ancorada no vale, junto a Mantela, não atingiu o lugar e estão lá muitas máquinas de rasto e bombeiros para combater o fogo, sendo esta uma boa oportunidade para resolver a situação", adiantou.

O autarca admitiu que, no concelho, a situação está mais calma que ao início da noite, "mas ainda se prevê muito trabalho".

Até agora, no concelho de Mação, foram evacuadas cerca de duas dezenas de aldeias e retiradas mais de 200 pessoas, tendo ardido seis casas de primeira habitação e 20 mil hectares de floresta -- metade do território concelhio.

Este fogo deflagrou no domingo no concelho da Sertã, tendo alastrados aos concelhos de Proença-a-Nova e Mação.

No combate às chamas em todo o perímetro estão envolvidos mais de 1.150 homens, apoiados por 363 viaturas.

MYF/JLG // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.