Resultados preliminares das eleiições são "veredicto sábio" - PM timorense

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 23 jul (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, considerou hoje que os resultados preliminares das eleições legislativas, que colocam a Fretilin e o CNRT como os dois partidos mais votados, são um "veredicto sábado e eloquente" dos eleitores.

"Os resultados preliminares demonstram um veredicto sábio e eloquente do Povo de Timor-Leste: querem que Mari Alkatiri e a Fretilin liderem o processo de mudança rumo a um desenvolvimento mais sustentável nos próximos 5 anos, mas sem relegar para segundo plano o líder histórico Xanana Gusmão", disse à Lusa em Díli.

"E contam sempre com a participação do outro líder histórico Taur Matan Ruak, dos mais jovens do PD e de outras franjas significativas da sociedade", sublinhou.

Quando estão contados 65,12% dos votos nas legislativas de sábado, a Fretilin lidera a contagem de votos em Timor-Leste com 30,85%, à frente do CNRT com 27,52%, segundo dados parciais provisórios do Secretariado Técnico de Assistência Eleitoral (STAE).

Atrás da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) e do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) surge como terceira força política o Partido Democrático (PD) com 9,81%.

Apenas dois outros partidos estão, para já, acima da barreira de 4% dos votos válidos necessários para serem eleitos para o Parlamento Nacional, nomeadamente o Partido Libertação Popular (PLP) que tem 9,09% e o Kmanke Haburas Unidade Nacional Timor-Leste (Khunto) com 7% dos votos já escrutinados.

Rui Araújo destacou ainda a "maturidade cívica e política" que o povo de Timor-Leste mostrou "durante as campanhas eleitorais e, ao acorrer em massa às urnas, provando que está ciente da importância do seu papel na participação do desenvolvimento do país".

ASP // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.