Caldas da Rainha investe na construção de novo teatro virado para o futuro

| País
Porto Canal com Lusa

Caldas da Rainha, Leiria, 18 jul (Lusa)- A Câmara das Caldas da Rainha aprovou lançar concurso para a construção de um novo teatro, um projeto de 1,5 milhões de euros, único em Portugal, face à versatilidade que o espaço arquitetónico oferece à encenação das peças.

O diretor e encenador do Teatro da Rainha, Fernando Mora Ramos, disse hoje à agência Lusa que "não há nada semelhante [a este teatro] no país", tornando-o num "teatro contemporâneo".

De autoria de Nuno Lopes, o projeto arquitetónico está alicerçado na versatilidade física e acústica do espaço, que faz dele um "pequeno laboratório de criação", na encenação das peças e na mudança da relação ente atores e espetadores.

Segundo o encenador, de qualquer ponto do espaço se pode desenvolver uma cena e organizar os espetadores.

Além dos múltiplos palcos interiores, o projeto contempla um auditório a ar livre.

Com o novo teatro, a companhia vai entrar "num novo ciclo de vida", defendeu o encenador.

A proposta de lançamento do concurso público foi aprovada, por unanimidade, na reunião de segunda-feira do executivo municipal.

"É importante que, ao fim de 27 anos, o Teatro da Rainha possa vir a ter um espaço próprio, e é importante também para Caldas da Rainha, porque é uma cidade ligada às artes, tem uma escola superior com o curso de teatro e há a necessidade de ter uma companhia profissional", justificou a vereadora da Cultura, Maria da Conceição Pereira, à agência Lusa.

Há dez anos que a companhia lutava para ter um teatro. A ocupar instalações da Escola de Turismo e Hotelaria, o atual espaço "é adaptado, não tem bastidores e cria limitações na escolha das peças a encenar e à criatividade artística", explicou à Lusa o diretor e encenador do Teatro da Rainha, Fernando Mora Ramos.

Ambos sublinharam que, com o novo teatro, a companhia pode explorar a vertente formativa e receber estágios de alunos de teatro.

FYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.