Venezuela: Oposição lança consulta popular contra Maduro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 14 jul (Lusa) -- A oposição venezuelana organiza no domingo uma consulta popular simbólica contra o Presidente Nicolas Maduro e o seu projeto para rever a Constituição, após mais de três meses de manifestações violentas no país.

Os apoiantes do chefe de Estado estão atualmente em campanha eleitoral para a escolha, a 30 de julho, dos 545 membros da Assembleia Constituinte, que terá como missão rever a Constituição em vigor.

O projeto é firmemente rejeitado pela oposição que o vê como uma forma de contornar a Assembleia Nacional, dominada desde 2016 pela oposição.

Como parte da contestação, a oposição realiza no domingo uma consulta popular simbólica sobre a Assembleia Constituinte, em 1.600 mesas de voto em todo o país, e múltiplas manifestações e bloqueios estão previstos.

Apresentado como um ato de "desobediência civil", o voto acontece sem o aval das autoridades.

De acordo com a empresa de sondagens Datanalisis, cerca de 70% dos venezuelanos opõe-se à Assembleia Constituinte e 80% critica a gestão do chefe de Estado.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.