Enfermeiros aguardam até setembro por proposta do Governo sobre especialistas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) vai aguardar até finais de agosto por uma proposta da tutela sobre a diferenciação salarial dos especialistas, a qual será discutida no mês seguinte com vista à sua aplicação a partir de 2018.

No final de um encontro com o secretário de Estado da Saúde, em que esteve presente a presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (SEP), José Carlos Martins, dirigente do SEP, afirmou que esta reunião centrou-se na diferenciação remuneratória dos enfermeiros especialistas.

Desde 03 de julho que alguns enfermeiros especialistas se têm recusado a prestar cuidados diferenciados, como protesto contra o facto de não serem pagos como tal.

Na reunião de hoje, "foi reafirmado o compromisso de que esta matéria é para negociar em 2017 e para orçamentar para ser aplicada a partir de 2018", disse à Lusa o dirigente do SEP.

José Carlos Martins revelou que, "como está em andamento a discussão das medidas para o descongelamento dos escalões da função pública, a discussão desta matéria será após o conhecimento da medida concreta que operacionaliza o descongelamento dos escalões para evitar injustiças relativas".

Por esta razão, as partes acordaram que até final de agosto o Ministério da Saúde apresentará uma proposta quanto à diferenciação salarial dos enfermeiros especialistas, porque já se conhecerão as medidas para o descongelamento dos escalões.

Esta proposta será negociada em setembro, para que esta diferenciação salarial seja orçamentada no orçamento para 2017/2018, adiantou.

Para José Carlos Martins, este é o compromisso inicial e que está a ser cumprido: "Negociar a medida que concretiza a diferenciação em 2017, orçamentar e aplicar a partir de janeiro de 2018".

Em relação ao protesto do movimento dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia, o sindicalista recordou que este "não é dinamizado pelo SEP".

"Defendemos uma justa diferenciação remuneratória para todos os enfermeiros especialistas e o compromisso sempre foi de negociar em 2017 e aplicar em 2018", disse.

José Carlos Martins sublinhou que o SEP "acompanha todas as reivindicações justas e as reivindicações dos enfermeiros especialistas de todos os domínios da especialização é justa. Mas outra coisa é o momento das formas de luta e o tipo das formas de luta".

SMM // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.