Dezassete enfermeiros do Hospital de Guimarães com corte salarial devido a protesto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Dezassete enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia do Hospital de Guimarães tiveram um corte salarial devido ao protesto que estão a cumprir, confirmou à agência Lusa a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

"Eu nunca vi um país comportar-se desta forma. Não se pode gerir serviços a coagir e a intimidar. Devolvo ao ministro, e nunca o tinha feito até hoje, as palavras que nos dirigiu. É imoral, ilegal e ilegítimo o que estão a fazer as enfermeiros", afirmou Ana Rita Cavaco à agência Lusa.

Um grupo de 17 enfermeiros especialistas do Hospital de Guimarães teve cortes no salário por ter aderido ao protesto de zelo às funções especializadas, segundo noticiou o jornal Expresso, uma informação confirmada à Lusa pela bastonária dos Enfermeiros, que diz até ao momento não conhecer outras situações semelhantes em mais unidades de saúde.

Segundo Ana Rita Cavaco, a Ordem dos Enfermeiros vai dar apoio a estes 17 enfermeiros do Hospital de Guimarães. Em primeiro lugar, um advogado irá tentar fazer a impugnação imediata do ato praticado pela unidade hospitalar. Depois, a Ordem vai acionar o fundo de solidariedade para ajudar os profissionais em causa, que ficaram com os salários reduzidos.

A bastonário contou ainda à Lusa que três dos 17 enfermeiros em causa se encontram de baixa médica "por falta de condições psicológicas e emocionais".

O protesto dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia, que deixaram de cumprir funções especializadas pelas quais ainda não são pagos, decorre há cerca de um mês.

Este protesto tinha já ocorrido em julho e foi suspenso para negociações com o Governo, mas entretanto os profissionais decidiram voltar ao protesto por considerarem que houve ausência de propostas.

O Ministério da Saúde pediu um parecer sobre o protesto ao conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR), que determinava que os enfermeiros em protesto podiam ser alvo de faltas injustificadas e responsabilizados disciplinarmente.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.