Não há registo de ocorrências ou problemas na Madeira - Proteção Civil

| País
Porto Canal / Agências

Funchal, 11 dez (Lusa) -- O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira diz que apesar do vento e da chuva fortes que assolam a Região "não há registo de problemas, nem de ocorrências" no arquipélago.

"Entramos no pico das previsões, mas não temos problemas nenhuns, nem qualquer ocorrência a referir", disse Luis Néri à agência Lusa, fazendo o ponto da situação (pelas 01:00) relativamente às consequências da tempestade que colocou a Madeira sob um aviso vermelho.

O responsável salientou que se regista "vento bastante intenso, com rajadas bastante fortes, agitação marítima e chuva com alguma intensidade, mas estes não provocaram problemas de maior até ao momento".

Luis Néri referiu que apenas se registam "situações pontuais de quedas de árvores, pequenos deslizamentos, mas são coisas pequenas".

Mencionou que se verificaram também alguns cortes nos fornecimentos de energia, como no caso do Curral das Freiras (Câmara de Lobos), "mas a Empresa de Eletricidade tem ocorrido dentro das possibilidades, parte da freguesia já está reposta, outra [Seara Velha] só poderá ser normalizada durante o dia de hoje".

O arquipélago da Madeira está sob um aviso vermelho devido à chuva, vento e agitação marítima fortes, uma situação que, segundo o comandante da Zona Marítima da Madeira, Félix Marques, está a afetar sobretudo a costa sul da Madeira e que provocou terça-feira a destruição de mais de uma dezena de embarcações, avultados danos materiais em infraestruturas portuárias nos concelhos de Machico, Santa Cruz e Funchal.

Numa conferência de imprensa realizada na noite de terça-feira, o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal, Vitor Prior, afirmou que o período de maior precipitação, inicialmente previsto entre as 21:00 de terça-feira e as 06:00 de hoje [quarta-feira] "pode prolongar-se até meio da manhã", acrescentando que os maiores valores deverão registar-se entre as 00:00 e as 03:00/04:00.

Em termos comparativos, apontou que "a precipitação no 20 fevereiro de 2010, em cinco horas, atingiu os 150 milímetros por metro quadrado no Funchal, e os valores poderiam ser 20 a 30% abaixo".

Todo o dispositivo da Proteção Civil, Governo Regional e dos vários municípios estão de prevenção.

Devido a esta situação, a Secretaria Regional da Educação decidiu encerrar hoje todas as escolas do arquipélago no período da manhã, devendo os responsáveis das várias escolas reavaliar a situação para a sua reabertura depois do almoço.

As más condições atmosféricas afetaram também o movimento de aterragens e descolagens no Aeroporto da Madeira e as escalas no porto do Funchal, tendo a 'Porto Santo Line' cancelado a ligação marítima entre as ilhas da Madeira e o Porto Santo programada para as 08:00 e regresso às 18:00.

Em termos de encerramento de estradas, devido às más condições atmosféricas, Luis Néri mencionou estarem encerradas as ligações Portela-Porto da Cruz e a estrada junto ao cemitério novo desta localidade no norte da ilha, as estradas Serra d´Água-Encumeada e Emcumeada-Lombo do Mouro (Ribeira Brava).

AMB // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.