Aulas interrompidas em todas as escolas com componente noturna na Madeira

| País
Porto Canal / Agências

Funchal, 10 dez (Lusa) -- A Secretaria da Educação e Recursos Humanos da Madeira anunciou hoje a interrupção das aulas em todas 44 escolas com a componente letiva noturna na região a partir das 19:00, devido às más condições atmosféricas no arquipélago.

"Como medida de prevenção, as escolas com componente letiva noturna/recorrente interromperão as aulas a partir das 19:00 de hoje e reavaliarão a situação amanhã de manhã [quarta-feira]", disse este departamento do Governo Regional na nota divulgada à tarde.

Segundo a mesma informação, "a escola básica de 1.º ciclo com pré-escolar da Seara Velha encerrou antecipadamente por sugestão dos Bombeiros Municipais de Câmara de Lobos, em articulação com esta secretaria regional".

A secretaria indicou que os responsáveis continuarão "a acompanhar a evolução da situação e o seu eventual impacto nas comunidades educativas da Região Autónoma da Madeira".

A Madeira está sob um aviso meteorológico vermelho devido às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de vento e chuva forte, sobretudo nas zonas montanhosas, conjugado com um aviso laranja para forte ondulação.

O diretor do Observatório Meteorológico do Funchal afirmou esta manhã em conferência de imprensa que a precipitação será em cerca de "20% a 30% inferior aos valores registados a 20 de fevereiro de 2010".

O responsável realçou que "o período de maior precipitação está previsto para depois das 21:00 [de hoje] e até às 06:00 [de quarta-feira] e, de acordo com atualizações feitas, o período mais complexo será entre a meia-noite e as 03:00 da manhã".

As regiões costeiras e montanhosas serão afetadas por ventos fortes, estando "previsto valores na ordem dos 120-140 quilómetros por hora de rajada no fim do dia e na madrugada de quarta-feira".

No mar, as ondas atingirão os 5,5 metros de altura, uma situação que está a afetar as ligações marítimas. A viagem do 'Lobo Marinho' para o Porto Santo de quarta-feira foi cancelada e as escalas dos três navios cruzeiro programadas no Funchal estão condicionadas.

Esta situação está a prejudicar ainda o movimento de aterragens e descolagens no Aeroporto da Madeira, tendo sido cancelados até ao princípio da tarde três voos.

As autoridades regionais, incluindo o Governo Regional e o Serviço Regional de Proteção Civil, e as câmaras municipais estão todas de prevenção.

AMB // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".