Proposta de Bruxelas sobre taxas de referência pode condicionar liberdade de expressão - Agências de notícias

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 dez (Lusa)- A Aliança Europeia das Agências de Imprensa (AEAI) considerou hoje que a proposta da Comissão Europeia sobre regulação das taxas de referência pode limitar a liberdade de expressão ao não excluir explicitamente os órgãos de comunicação social.

Em comunicado, a AEAI adverte que a proposta apresentada por Bruxelas "inclui uma ampla definição de 'benchmarks' (taxas de referência) e não exclui explicitamente a imprensa ou outros meios de comunicação do seu âmbito", existindo "um sério risco" de que trabalhos jornalísticos utilizados como referência para instrumentos ou contratos financeiros ou para medir o desempenho de um fundo de investimento possam ser abrangidos pela nova legislação.

"O jornalismo económico tem um papel importante para a transparência dos mercados financeiros europeus (...) é essencial que esse papel não seja condicionado e que os órgãos de comunicação social não sejam colocados numa posição em que tenham de limitar ou interromper a produção de informação por potencialmente poder ser utilizada como 'benchmark'", refere a organização.

A proposta da Comissão Europeia, apresentada em setembro, abrange "todas as taxas de referência utilizadas para referenciar instrumentos financeiros admitidos à negociação ou transacionados numa plataforma regulamentada, tais como os derivados de energia e de divisas, no âmbito de contratos financeiros, como as hipotecas, e para medir o desempenho dos fundos de investimento".

Segundo Bruxelas, esta proposta visa "resolver as eventuais lacunas em cada uma das etapas da elaboração e utilização das taxas de referência" e "garantir a sua integridade" de modo a que não estejam sujeitas "a conflitos de interesses e reflitam a realidade económica que pretendem medir".

As taxas de referência são índices calculados a partir de um conjunto representativo de dados subjacentes, sendo depois utilizadas como preço de referência para um instrumento ou contrato financeiro ou para medir o desempenho de um fundo de investimento.

ATF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.