Fenprof reafirma “grande greve” no dia 21 e nega negociações com Governo

Fenprof reafirma “grande greve” no dia 21 e nega negociações com Governo
| País
Porto Canal com Lusa

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, reafirmou hoje em Leiria que se mantém a greve do dia 21 de junho, data de realização de exames nacionais, e desmentiu que haja negociações com o Governo.

"Até esta hora [13:35] posso afirmar que não há nenhuma negociação em curso, não há nenhuma reunião a decorrer nem marcada", afirmou Mário Nogueira à agência Lusa, refutando assim declarações do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, à margem de uma cerimónia sobre os 30 anos do Programa Erasmus, em Estrasburgo.

Citado pelo Expresso, o governante disse estar em "diálogo com as organizações sindicais" e "também com outros atores que fazem parte da educação porque o caminho faz-se de diálogo e o diálogo continua".

Mário Nogueira salientou que "se não houver respostas" da tutela às preocupações dos professores, "será realizada uma grande greve no dia 21 de junho".

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) realizou hoje de manhã, em Leiria, um plenário distrital do Sindicato dos Professores da Região Centro, onde foram discutidos vários problemas, entre os quais o descongelamento da carreira, os horários de trabalho, a necessidade de valorização da profissão de docente e o envelhecimento dos professores.

Mário Nogueira salientou a "participação significativa de docentes" neste encontro e afirmou que os professores "estão determinados, caso não haja resposta para as questões colocadas, a realizar uma grande greve".

Segundo o secretário-geral da Fenprof, existe uma "indignação" por parte da classe, por falta de "reorganização dos horários de trabalho, o que faz com que os professores trabalhem por semana, em média, 46 horas, pois há tempo que não é contabilizado".

Esta situação, disse Mário Nogueira, "provoca um desgaste enorme nos docentes".

Acresce a isso o "envelhecimento enorme da profissão". Segundo o secretário-geral da Fenprof, "não há medidas que permitam uma renovação dos docentes".

A "precariedade" é outra das preocupações evidenciadas, pois "os professores têm muito tempo de serviço e continuam de fora do processo de vinculação do Estado", seja "através do regime geral da função pública ou da própria profissão".

Mário Nogueira alertou ainda para a "expectativa" que foi criada no descongelamento das carreiras em 2018, lamentando que se "verifica um incumprimento".

Este responsável admitiu, contudo, desconvocar a greve, caso a tutela responda às preocupações dos docentes.

"Estamos disponíveis para dialogar. Não estamos a exigir nada de um dia para o outro, mas a exigir o cumprimento de respostas."

O secretário-geral anunciou ainda que os docentes presentes no plenário aprovaram por unanimidade uma moção que será entregue ao Governo no sentido de pedir respostas.

A Fenprof confirmou no dia 06 de junho uma greve dos docentes para 21 de junho.

Segundo a Fenprof, a tutela não assumiu compromissos em relação a matérias como o descongelamento de carreiras e o regime especial de aposentação ao fim de 36 anos de serviço, sem penalizações.

Para o dia da greve estão agendadas provas de aferição de Matemática e Estudo do Meio do 2.º ano de escolaridade e exames nacionais do 11.º ano às disciplinas de Física e Química A (uma das provas com maior número de inscritos), Geografia A e História da Cultura e das Artes.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.