Milhares de pessoas ostentam velas acesas nas ruas próximas do Santuário

Milhares de pessoas ostentam velas acesas nas ruas próximas do Santuário
| País
Porto Canal com Lusa

Milhares de pessoas que foram incapazes de aceder ao recinto do Santuário de Fátima pela entrada lateral sul, demonstraram hoje a sua fé acendendo e caminhando com velas acesas pelas ruas limítrofes.

Nas imediações da Casa de Nossa Senhora do Carmo, as pessoas vão-se amontoando e, de velas acesas, assinalam o final do primeiro dia da peregrinação internacional, este ano presidida pelo papa Francisco.

Francisco está hoje e sábado na Cova da Iria, para assinalar o Centenário das Aparições e, ainda, para canonizar os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O papa marcava hoje à noite presença no santuário há pouco tempo e as ruas do lado sul do recinto estavam, cerca das 21:30, com milhares de peregrinos a deslocarem-se para o espaço de oração, constatou a agência Lusa no local.

Algumas centenas de peregrinos optaram também por sair da zona sul de acesso ao Santuário e tentar entrada pela zona da Basílica da Santíssima Trindade, no topo do recinto.

O papa Francisco saiu hoje às 21:00 da Casa Nossa Senhora do Carmo, onde pernoitará, sendo transportado no papamóvel até ao corredor central do recinto do Santuário, cumprindo a pé parte do trajeto até à Capelinha das Aparições, onde chegou às 21:14, para a bênção das velas.

No trajeto, beijou algumas crianças e cumprimentou fiéis, mostrando boa disposição, partilhada pelo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, que o acompanhava.

Dezenas de bandeiras das mais diversas nações, assim como a luz de milhares de velas, coloriram igualmente o trajeto de Francisco. Quando o papa entrou no recinto, iluminou-se, pela primeira vez, o terço gigante da autoria de Joana Vasconcelos, colocado junto à Basílica da Santíssima Trindade.

+ notícias: País

Dois portugueses morreram em acidentes de trabalho em Espanha esta semana 

Dois portugueses morreram esta semana em acidentes de trabalho em Espanha, nas regiões de Aragão e Castela e Leão, disseram a polícia e sindicatos.

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".