Entrada da Basílica da Santíssima Trindade transformada em quarto gigante

| País
Porto Canal com Lusa

Fátima, Santarém, 12 mai (Lusa) -- O espaço exterior junto à Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, está transformado num quarto gigante, que vai servir para centenas de peregrinos descansarem durante a noite, e que, entretanto, vais servindo de espaço para refeições.

Do lado direito da entrada da basílica, cerca de 70 chineses, que vieram ver o papa Francisco, que preside às cerimónias do Centenário das Aparições de Fátima, arrumaram "milimetricamente" as suas esteiras e sacos cama, onde, por agora, jantam sentados.

Wei Dong, um budista que funcionava como guia o grupo, explica que decidiram ficar por ali, porque o local é coberto, mas admite que "durante a noite poderá estar algum frio". De Fátima, o grupo seguirá para Santiago de Compostela, onde, garante, já têm quartos reservados.

O lado esquerdo da entrada da basílica, inaugurada em 2007, está também cheio, com gente de diversas nacionalidades, mas visivelmente menos arrumado.

As amigas Maria Celeste e Maria de Lurdes, com 70 e 81 anos, respetivamente, já têm lugar marcado, mas, ao contrário da maioria dos vizinhos, não trouxeram sacos-cama.

"Até tinha um saco-cama e uma espuma para dormir lá em casa, mas não consegui arrumá-lo no carrinho [trolley], por isso trouxe um cobertor", conta Maria de Lurdes, explicando que esta não é a primeira vez que dorme junto à basílica.

As duas amigas de Mira, que há mais de uma década participam nas cerimónias do 13 de maio em Fátima, discordam quando se fala no número de pessoas que usam o espaço para dormir.

Maria de Lurdes garante que em 2010, durante a visita do papa Bento XVI, "não havia nem um buraquinho para dormir". Maria Celeste contraria a teoria e questiona: "Não vês que este ano há muito mais gente?".

O espaço tem vista privilegiada para dois ecrãs gigantes que mostram tudo o que se passa no santuário e para o terço gigante, criado por Joana Vasconcelos, que se iluminará pela primeira vez hoje à noite.

Com o espaço praticamente lotado e a exigir destreza física para o atravessar sem pisar os pertences de alguém, as irmãs Margarida e Helena Mendes consideram-se umas sortudas.

"Não éramos para vir, decidimos a viagem à própria da hora, e saímos de casa ás duas da tarde de hoje. Chegámos aqui quando o papa estava a aterrar em Monte Real, e encontramos logo este local", conta Margarida.

O convite de uns amigos para dormirem numa casa em Fátima acabou por fazer Margarida e Helena desistirem de dormir junto à basílica, mas os seus lugares rapidamente serão cobiçados para uma noite que se antevê longa no Santuário de Fátima, onde ás 21:30 o papa Francisco marcará presença na recitação do Santo Rosário.

O papa Francisco foi hoje recebido com entusiasmo por milhares de pessoas em Fátima, fez, em silêncio, uma longa oração junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima, e pediu a "concórdia entre todos os povos".

Jorge Mario Bergoglio, que no sábado vai canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, chegou às 16:10 à base de Monte Real, sendo recebido pelas três principais figuras do Estado -- o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram no maior templo mariano do país foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

AO // PJA

Lusa/Fim.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.