Índia testa pela terceira vez com êxito míssil nuclear Prithvi II

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 03 dez (Lusa) -- A Índia testou hoje com êxito, pela terceira vez num espaço de dois meses, o míssil nuclear Prithvi II, com um alcance de 350 quilómetros e capacidade para transportar uma ogiva de meia tonelada, informou fonte oficial.

O ensaio teve lugar na localidade de Chandipur, no estado de Orissa, no leste do país, a partir das instalações da Organização para a Investigação e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), indicou a agência IANS, citando um membro da equipa que realizou o teste.

"A missão foi um sucesso", disse o diretor de testes de mísseis da DRDO, indicando que foram cumpridos todos os objetivos.

O Prithvi (que significa "terra", em sânscrito), que as forças indianas testam com frequência, é o primeiro míssil construído inteiramente pela Índia e um dos cinco modelos desenhados pela DRDO no âmbito do seu desenvolvimento de "projéteis guiados".

A Índia testou em setembro com êxito, pela segunda vez, um míssil nuclear de longo alcance -- o Agni V --, um projétil capaz de transportar ogivas e de alcançar alvos em toda a Ásia e em parte da Europa.

Na atualidade, o míssil mais potente nuclear das Forças Armadas indianas é o Agni III, com um alcance de 3.000 quilómetros, ainda que o país também tenha, em fase de testes, o seu sucessor imediato.

A Índia anunciou, em fevereiro, estar a desenvolver o Agni VI, um míssil de longo alcance com capacidade nuclear e que poderá transportar várias ogivas em ataques múltiplos.

A Índia mantém uma corrida ao armamento com a potência rival vizinha, o Paquistão, que também possui armas nucleares.

DM // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.