Testemunhas afirmam que muro que matou três alunos da UMinho "parecia estável"

Testemunhas afirmam que muro que matou três alunos da UMinho "parecia estável"
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os alunos da Universidade do Minho que assistiram à queda de um muro que em 2014 matou três colegas afirmaram hoje, no Tribunal de Braga, que a estrutura "parecia estável" e "não aparentava qualquer tipo de risco".

O processo tem como arguidos quatro alunos daquela universidade, acusados de homicídio por negligência, por terem ido para cima do muro festejar a vitória numa "guerra de cursos".

O muro caiu e matou três estudantes que estavam em baixo. Segundo o despacho instrutório, a pressão exercida pelos quatro alunos foi a "causa direta" do colapso do muro.

Hoje, durante o julgamento, outros estudantes que participaram naquela "guerra de cursos" testemunharam que o muro "parecia estável e normal" e que nunca lhes "passou pela cabeça" que pudesse cair.

Um deles disse mesmo que já chegou a estar sentado encostado ao muro.

As testemunhas disseram ainda que aquele era "um sítio normal de praxe" e que chegaram a ver muitas vezes outras pessoas em cima do muro.

Garantiram que, no local, não havia qualquer sinalização a alertar para eventuais perigos de queda do muro.

O muro era uma estrutura que durante anos servira para acolher as caixas de correio de um prédio ali existente.

Inicialmente, o Ministério Público tinha também acusado um fiscal e um engenheiro da Câmara de Braga e o responsável de uma empresa de condomínios, mas a juíza de instrução decidiu não os levar a julgamento.

Na altura, a juíza admitiu que, de alguma forma, os três beneficiaram do desaparecimento, na Câmara de Braga, do processo físico relativo àquele local.

Ficou, assim, por saber qual foi o teor completo da troca de correspondência entre a Câmara e o administrador do condomínio sobre a alegada falta de segurança do muro e que diligências foram feitas de parte a parte.

Para o advogado das famílias das vítimas, João Noronha de Carvalho, aquele processo seria "esclarecedor" em relação ao que se passou.

"Vamos acionar civilmente a câmara e o condomínio", acrescentou.

O caso remonta a 23 de abril de 2014, em Braga, quando, num contexto de "guerra de cursos", quatro alunos treparam a uma estrutura composta por alvenaria de tijolo e betão, com cerca de um metro e meio de altura e quatro metros de comprimento.

Segundo a acusação, aqueles quatro alunos permaneceram em cima do muro a "cantar e a saltar".

As testemunhas hoje ouvidas não confirmaram os saltos, dizendo apenas que viram os colegas a cantar e a bater palmas.

Estes testemunhos vão de encontro aos depoimentos dos arguidos, que alegaram ainda que o muro ruiu "em poucos segundos".

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.