Moradores do Porto da Cruz contam estragos depois de noite sem dormir

| País
Porto Canal

Na freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, os moradores fazem hoje contas aos estragos depois de uma noite sem dormir, em que a chuva provocou dezenas de deslizamentos de terras que isolaram o acesso ao centro.

Estradas secundárias e a própria Via Expresso (principal estrada de acesso) sofreram vários deslizamentos que na sua fúria levaram alguns troços de estradas, campos agrícolas e automóveis e danificaram casas.

"As terras vieram por aqui abaixo, destruíram o caminho e atingiram aquela casa ali em baixo de um familiar", conta à agência Lusa Cátia Jesus, moradora na Maiata de Cima, na freguesia do Porto da Cruz.

A moradora adianta que as pessoas "não conseguiram dormir toda a noite com tanta água a cair".

Manuel Mendes, também habitante da Maiata de Cima, declara que "nunca choveu assim”, pelo menos na sua memória.

"A água era tanta e corria pela estrada arrastando tudo quanto encontrava que fazia repuxos parecendo chafarizes", descreve.

Inácio Ramos confirma, mas salienta que nas zonas da Referta, do Folhadal e da Cruz da Guarda o cenário foi pior: “Há casas destruídas, carros que foram arrastados, poios agrícolas que desapareceram. Felizmente não há danos pessoais a registar".

"Toda a noite choveu chuva da grossa", diz o morador João Tiago, apontando para as escarpas.

Cátia Jesus, com alguma resignação, recorda o temporal de 20 de fevereiro de 2010, no Funchal, que provocou 43 mortos e seis desaparecidos.

"A gente vai-se contentando com aquilo que Nossa Senhora manda, é uma coisinha em cada lado. Coube a nós agora", desabafa, lamentando não ter água e luz e após ter removido a lama da entrada da sua habitação.

As estradas de acesso ao Porto da Cruz continuam neste início de tarde condicionadas ou mesmo interditas enquanto equipas camarárias, do Governo Regional e dos Bombeiros Municipais de Machico procedem à limpeza das vias de comunicação.

Os concelhos de Machico, de Santana e de Santa Cruz são os locais mais atingidos pelas chuvas.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.