Chuva deixa estradas intransitáveis e provoca derrocadas em Santa Cruz

| País
Porto Canal / Agências

Santa Cruz, 29 nov (Lusa) - A chuva intensa que caiu durante a noite de quinta-feira para hoje na Madeira deixou algumas estradas "intransitáveis" e provocou "algumas derrocadas" no concelho de Santa Cruz, informou a câmara.

"No sítio da Ribeira, em Santa Cruz, chegou a ser ponderada a evacuação dos moradores, tendo o presidente solicitado alojamento no Hotel Santa Cruz, que, contudo, acabou por não ser necessário, dadas as melhorias entretanto registadas ao nível da pluviosidade", disse o município em comunicado.

Nesta nota, a câmara municipal adiantou que a forte chuva "criou alguns constrangimentos no sítio da Ribeira, em Santa Cruz, e no Santo da Serra".

O presidente da autarquia, Filipe Sousa, referiu que foi "uma noite complicada", acrescentando que a situação mais grave foi registada nas Achadas do Barro, onde uma moradia terá ficado sem condições de habitabilidade, sendo necessário "pensar no realojamento da família".

O responsável mencionou que durante a noite várias pessoas "tiveram de sair das suas casas" e que chegou a ser equacionada a "retirada de seis ou sete famílias".

O autarca referiu que esta manhã estão a ser avaliados os problemas e "decorrem trabalhos de limpeza".

Também no concelho de Santana, na zona norte, a chuva inundou a escola e, segundo fonte dos bombeiros locais, foram afetadas as salas do rés-do-chão, pelo que hoje não estará em funcionamento.

A zona mais afetada pela forte precipitação é a freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, que tem várias estradas condicionadas ou fechadas devido a derrocadas, isolando diversas localidades, e prejuízo em habitações.

Nos restantes concelhos da Região Autónoma da Madeira, as corporações dos bombeiros atestam que não existem situações anómalas a registar.

AMB // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.