Atividade na zona euro em abril sobe para novo máximo de seis anos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Madrid, 21 abr (Lusa) - O nível de atividade da zona euro mantém a tendência de crescimento em abril, com um novo máximo dos últimos seis anos, de acordo com as mais recentes estimativas da Markit hoje divulgadas.

Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, a estimativa do PMI (Purchasing Managers Index) composto da atividade total da zona euro em abril subiu para 56,7 pontos, o valor mais alto desde abril de 2011 e contra 54,6 pontos em março.

Um PMI acima dos 50 pontos indica que a economia da zona euro continua a crescer.

O crescimento económico acelerou tanto no setor industrial como no dos serviços, a um ritmo que não era observado desde o início de 2011, apesar de a Markit sublinhar que o setor industrial teve uma expansão mais rápida este mês.

O acréscimo de novas encomendas recebidas e a acumulação de trabalhos pendentes mantiveram-se próximos dos máximos registados em março, traduzindo as segundas maiores subidas mensais dos últimos seis anos, adianta o comunicado da Markit.

A criação de emprego também aumentou até ao valor mais alto em quase uma década tendo em conta que as empresas reforçaram a capacidade operacional em concordância com a procura crescente e o otimismo generalizado face às perspetivas de futuro, refere.

O auge da atividade acelerou tanto no setor industrial como no de serviços, se bem que o ritmo mais acelerado.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.