Marcelo pede que pais pensem na saúde dos filhos para Estado não recorrer a meios obrigatórios

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 abr (Lusa) - O Presidente da República apelou hoje aos pais para pensarem na saúde dos filhos e dos outros concidadãos para que o Estado não tenha que recorrer "a meios obrigatórios de intervenção" na questão do sarampo.

No discurso durante a cerimónia comemorativa dos 111 anos do Edifício Sede da NOVA Medical School, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se à jovem de 17 anos com sarampo, que faleceu hoje de madrugada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, e pela qual foi feito um minuto de silêncio no início da sessão.

"A minha terceira palavra [pedagogia] dirige-se sobretudo aos pais e aos encarregados de educação portugueses, que serão os primeiros a compreenderem os seus deveres para com os seus filhos, pensando na saúde deles e pensando na saúde dos filhos dos outros portugueses, dos demais concidadãos, num espírito de solidariedade social", apelou.

Na opinião do Presidente da República, "é a capacidade para compreender isso que permite ao Estado, à administração pública não ter de recorrer a meios obrigatórios de intervenção, acreditando na compreensão de todos para aquilo que são problemas não apenas de saúde individual, mas de saúde pública em Portugal".

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.