Presidente da Guiné Equatorial disponível para visitar Portugal "quando for convidado"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 mar (Lusa) - O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, está disponível para visitar Portugal "quando for convidado" e, se coincidir com a deslocação do papa Francisco ao santuário de Fátima, "muito melhor", afirmou hoje um governante equato-guineense em Lisboa.

"O meu Presidente, o meu Governo está disposto [a visitar Portugal] quando o Governo português o convide", disse o terceiro vice-primeiro-ministro da Guiné Equatorial, Alfonso Nsue Mokuy, que hoje participou numa conferência sobre direitos humanos e pena de morte na Guiné Equatorial, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.

Questionado pela Lusa se Obiang tenciona deslocar-se a Fátima por ocasião da visita do papa, a 12 e 13 de maio, o ministro respondeu: "Se [esse convite] coincidir com a visita do papa, muito melhor".

O Presidente da Guiné Equatorial, país que aderiu à Guiné Equatorial em 2014, nunca realizou uma visita oficial a Portugal e é conhecida a sua vontade de se deslocar ao santuário de Fátima.

Em outubro passado, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou os chefes de Estado e de Governo da Cimeira Ibero-Americana para que visitem Fátima em maio próximo, por ocasião do centenário dos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria.

Dias depois, na cimeira da CPLP em Brasília, Marcelo Rebelo de Sousa não esclareceu se convidou o Presidente da Guiné Equatorial a visitar Fátima, mas defendeu que impedir essa a visita a qualquer cidadão lusófono "seria oposto à ideia de mobilidade" na CPLP.

JH (IEL) // EL

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.