Cantata junta 240 intérpretes para contar a história das aparições de Fátima

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 30 mar (Lusa) - A cantata "As maravilhas de Fátima", produção que junta 240 intérpretes e conta a história das aparições, é estreada no dia 02 de abril, domingo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A partir do papel do padre Manuel Formigão (1883-1858), que fez os primeiros inquéritos aos pastorinhos Jacinta, Lúcia e Francisco após as aparições de 1917, constrói-se um espetáculo com música de António Cartageno e textos construídos a partir de fontes literárias da época.

A iniciativa é das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e a produção do Conservatório de Música de Ourém e Fátima (CMOF), com a Orquestra Clássica de Fátima.

No total, estão envolvidos duas centenas de cantores do coro do Conservatório e quatro dezenas de músicos da Orquestra, além dos solistas que representam, por exemplo, os pastorinhos e Nossa Senhora de Fátima.

"A expectativa para a estreia é alta", assume o diretor do CMOF à agência Lusa. Alexandre Rodrigues considera fantástica a cantata composta por António Cartageno e espera casa cheia para a primeira apresentação, no domingo.

"Mesmo para a população que já conhece a história e é crente, a cantata clarifica muitos pormenores, sobretudo em torno da vida e obra do padre Formigão e da responsabilidade que teve relativamente aos acontecimentos das aparições, na sua divulgação e na clarificação da verdade", diz o diretor do CMOF.

Em preparação desde outubro de 2016, o espetáculo contextualiza ainda o momento histórico e o contexto político em que surgem as aparições.

Através da música, "As maravilhas de Fátima" procura "clarificar a história, tornando-a acessível a todos".

"É como um musical, só falta o movimento. É uma outra forma de conhecer a história das aparições, embelezando determinados momentos. A história é narrada, com personagens que vêm glorificar o momento, tornando mais percetível e interessante o espetáculo", acrescenta Alexandre Rodrigues.

A estreia em Fátima, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, está agendada para as 15:15 do dia 02 de abril. Estão ainda confirmadas, ao longo do ano, outras apresentações em Fátima e também em Bragança, Évora, Lisboa e Beja.

MLE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.