Maria Luís diz que ajustamento terá de ir "além das condições do programa"

Maria Luís diz que ajustamento terá de ir "além das condições do programa"
| Economia
Porto Canal / Agências

A ministra das Finanças defendeu hoje que a estratégia do Governo está a dar resultados mas alerta que para Portugal recuperar a autonomia perdida vai precisar de um processo de ajustamento que "vai além das condições do programa".

Maria Luís Albuquerque subiu hoje ao palanque no Parlamento para encerrar o debate do Orçamento do Estado para 2014 e assim que disse as primeiras palavras foi de imediato interrompida por manifestantes nas galerias, que gritavam em coro "demissão".

Prosseguindo no discurso de encerramento, a chefe da pasta das Finanças manteve o discurso que tem feito nos últimos meses, defendendo os resultados da política que o Governo está a prosseguir e a necessidade de um período de ajustamento da economia e das contas públicas que vai além do exigido no programa.

"A perda de autonomia financeira resultou das políticas desadequadas, tomadas de forma soberana, que se traduziram em sucessivos défices orçamentais e externos, foi a causa do pedido de assistência em abril de 2011 e não a sua consequência. A recuperação da autonomia financeira perdida exige um processo de ajustamento que vai além das condições do programa. Exige o equilíbrio efetivo das finanças públicas, a sustentabilidade do sistema financeiro e a transformação estrutural da economia", afirmou a governante.

Maria Luís Albuquerque voltou a tentar passar a mensagem de que nesta fase final do programa de ajustamento (termina no primeiro semestre de 2014), o esforço tem de prosseguir de forma a não invalidar os esforços e progressos já alcançados.

"A seis meses do final do programa de ajustamento começamos a afastar a excecionalidade e a perspetivar um futuro mais promissor, não é altura de desistir", disse, acrescentando que o esforço até esta altura é "de grande dimensão, mas que já produziu resultados".

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.