Costa afirma que país paga agora fatura pesada por ter adiado soluções para a banca

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar (Lusa) - O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal está a pagar "uma fatura pesada" por ter adiado a resolução dos problemas do setor financeiro e considerou que ultrapassar esta questão é essencial para o financiamento da economia.

António Costa assumiu esta posição na sessão de abertura da Convenção Nacional dos Serviços, na Fundação do Oriente, em Lisboa, após uma intervenção do presidente da Confederação do Comércio e Serviços, João Vieira Lopes, em que falou sobre a falta de capitais sentidos pela generalidade das empresas portuguesas.

Tal como em outras recentes intervenções, também desta vez o primeiro-ministro voltou a criticar indiretamente o anterior executivo de Pedro Passos Coelho por, ao contrário de Espanha, ter adiado para depois da 'saída limpa da troika', de maio de 2014, a resolução das questões do setor da banca.

"Felizmente, hoje, estamos francamente melhor do que há um ano - e daqui a um mês estaremos melhor do que no presente. Significa isto que o adiamento da solução deste problema é uma fatura pesada que temos de pagar, mas que é absolutamente essencial para podermos ter melhores condições para o financiamento da economia", declarou o primeiro-ministro.

Neste capítulo, no entanto, António Costa também defendeu que a economia empresarial "não pode assentar só no financiamento bancário.

"Por isso, são indispensáveis os mecanismos alternativos de financiamento das empresas, sobretudo das pequenas e médias. São também necessários mecanismos de reforço dos capitais próprios das empresas", afirmou ainda, aqui numa alusão ao programa Capitalizar, que está a ser lançado pelo atual executivo.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.