Presidente da República homenageia em Bruxelas "irmãos vítimas dos atentados"

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 22 mar (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depositou hoje uma coroa de flores no monumento que homenageia "os nossos irmãos" vítimas dos atentados de há um ano, em Bruxelas, tendo sido o primeiro estadista estrangeiro a fazê-lo.

Após ter colocado a coroa de flores no monumento - que tinha sido inaugurado horas antes -, o Presidente da República salientou, em declarações aos jornalistas, que "não houve vítimas portuguesas, mas é como se tivesse havido portuguesas e portugueses mortos e feridos porque aqueles de inúmeros países que foram vítimas eram e são nossos irmãos ".

"Em termos de fraternidade europeia e universal, nunca os esqueceremos", adiantou Rebelo de Sousa, evocando as vítimas "de atentados contra a liberdade, a paz, a democracia, a fraternidade, na Europa como no mundo".

IG/ACC // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.