Presidente do Chile recebe doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora

| País
Porto Canal com Lusa

Évora, 21 mar (Lusa) -- A presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, vai ser distinguida pela Universidade de Évora com o grau Doutor Honoris Causa, no dia 30 deste mês, durante uma visita de Estado a Portugal, anunciou hoje a academia.

A Universidade de Évora (UÉ), em comunicado enviado à agência Lusa, adiantou que a cerimónia vai decorrer na Sala de Atos, no Colégio do Espírito Santo, na cidade alentejana, a partir das 14:00 do dia 30 deste mês, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Conselho Científico da UÉ decidiu atribuir o doutoramento Honoris Causa à atual presidente chilena por considerar, "entre outras razões", que Michelle Bachelet é "detentora de um percurso político excecional, de uma carreira profissional de medicina da maior relevância social e de uma notável dedicação ao bem-estar do povo chileno".

Além disso, acrescentou a academia alentejana, a vida de Michelle Bachelet tem sido "pautada pela luta pela Liberdade e pela Democracia e, em particular, pelos Direitos Humanos, com o foco especialmente direcionado para os mais vulneráveis da sociedade e para as vítimas da ditadura [chilena]".

Com a cerimónia agendada para dia 30 deste mês, "o nome da presidente da República do Chile vai passar a figurar entre os nomes inscritos na já longa lista de Doutores Honoris Causa pela UÉ", frisou a instituição.

O grau de Doutor Honoris Causa é atribuído pela UÉ a "individualidades que tenham contribuído de forma excecional para o progresso da ciência, da técnica, da arte ou ainda para o bem-estar social e cultural dos povos"

A visita de Estado da presidente chilena a Portugal vai decorrer nos dias 30 e 31 deste mês, tendo lugar em Évora, no primeiro dia, a cerimónia de boas-vindas, com honras militares, e o encontro entre Michelle Bachelet e Marcelo Rebelo de Sousa, indicou, em comunicado, a câmara deste concelho alentejano.

Segundo o município de Évora, a Praça de Giraldo, considerada "sala de visitas" da cidade, vai ser o local onde o Presidente português prestará as honras militares à sua congénere chilena.

Nascida em Santiago, capital do Chile, em 1951, Verónica Michelle Bachelet Jeria é médica de formação e foi primeira mulher eleita Presidente num país da América do Sul, em 2006, de acordo com a sua biografia oficial, consultada pela Lusa.

Foi a primeira mulher a ser Chefe de Estado do Chile, entre 2006 e 2010, e trabalhou depois nas Nações Unidas, onde foi diretora da agência ONU Mulheres, cargo que deixou em 2013.

Nesse ano, voltou a ser candidata presidencial no Chile e venceu as eleições, na segunda volta, tornando-se na primeira mulher reeleita para a presidência desse país (mandato 2014-2018).

RRL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.