"Tem sido um ano exemplar de cooperação" - António Costa

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 09 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje desde Bruxelas o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo seu primeiro ano de mandato, sublinhando que este foi "um ano exemplar de cooperação entre os órgãos de soberania".

Em declarações aos jornalistas em Bruxelas (Bélgica), onde se encontra para participar entre hoje e sexta-feira numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, o primeiro-ministro disse querer "felicitar publicamente" o Presidente da República, algo que já teve "oportunidade de fazer por telefone", e destacou o contributo de Marcelo Rebelo de Sousa para o clima de "paz social" que se vive em Portugal.

"Tem sido um ano exemplar de cooperação entre os órgãos de soberania e é com grande apreço que vemos a forma como o professor Marcelo Rebelo de Sousa tem contribuído positivamente para termos um clima de descrispação, de paz social, que tem sido essencial, a par da viragem da página da austeridade, para criar um novo clima de confiança no país, que tem motivado o crescimento do investimento e também o crescimento económico e o crescimento do emprego", declarou.

António Costa acrescentou que aquilo que deseja a Marcelo Rebelo de Sousa "é os maiores sucessos na continuação deste seu mandato".

ACC/IG // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.