Impostos arrecadados caem 11% para 2.674 ME em janeiro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 fev (Lusa) -- O Estado arrecadou 2.674 milhões de euros em impostos em janeiro, menos 334,9 milhões de euros do que no mesmo mês de 2016, devido a alterações nas retenções na fonte em IRS e IRC.

Segundo a síntese de execução orçamental divulgada hoje pela Direção-Geral de Orçamento (DGO), a receita fiscal arrecadada em janeiro totalizou 2.674 milhões de euros, abaixo dos 3.008,9 milhões de euros amealhados no mesmo mês do ano passado.

"A receita fiscal líquida do subsetor Estado decresceu 11,1%, essencialmente explicada por efeitos contabilísticos e pelo diferente perfil intra-anual das retenções na fonte em sede de IRS e de IRC", explica entidade liderada por Manuela Proença.

Além disso, para a DGO, o facto de em 2016 o Orçamento do Estado não ter entrado em vigor no início do ano "teve impactos não negligenciáveis na cobrança da receita no período homólogo, designadamente em sede de Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC)", defendendo, por isso, que "estes fatores limitam a comparabilidade em termos homólogos".

SP // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.