Excedente orçamental de 625 ME em janeiro. Menos 397 ME do que em 2016

Excedente orçamental de 625 ME em janeiro. Menos 397 ME do que em 2016
| Política
Porto Canal com Lusa

As Administrações Públicas fecharam o mês de janeiro com um excedente orçamental de 625 milhões de euros, menos 397 milhões de euros do que no mesmo período de 2016, divulgou hoje o Ministério das Finanças.

Num comunicado que antecede a habitual divulgação pela Direção-Geral de Orçamento (DGO) da síntese de execução orçamental, o ministério tutelado por Mário Centeno explica que esta diferença face ao ano anterior se deveu a uma "redução da receita em 5,7% e pelo ligeiro crescimento da despesa (0,8%)".

No entanto, o ministério das Finanças afirma que esta redução da receita "resulta da conjugação de fluxos de caixa, sem impacto no défice de 2017 na ótica de contas nacionais, e de efeitos temporários", considerando que "excluindo estes fatores, a receita cresceria, acompanhando o aumento da atividade económica que se tem verificado ao longo dos últimos meses".

As Finanças dizem ainda que as administrações públicas tiveram um excedente primário (que exclui os encargos com os juros da dívida) de 819 milhões de euros.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.