Autarca de Vila Verde não vê razões para suspender funções e diz-se "tranquilo"

Autarca de Vila Verde não vê razões para suspender funções e diz-se "tranquilo"
| País
Porto Canal com Lusa

O presidente da câmara de Vila Verde, indiciado por corrupção e prevaricação, afirmou hoje "não haver nenhuma razão" para suspender as suas funções na autarquia e disse estar "perfeitamente tranquilo" quanto ao andamento das investigações.

"Não vejo nenhuma razão [para abandono ou interrupão de funções], nem os vila-verdenses compreenderiam qualquer situação que não fosse continuar", afirmou António Vilela, em declarações à agência Lusa.

O eleito pelo PSD declarou ainda se mantém como candidato a novo mandato, apesar de ainda não ter falado com as estruturas do partido.

"Mantenho-me como candidato. Não há nenhum motivo para não manter o rumo que está definido relativamente à candidatura", disse. "Ainda não falei com ninguém do partido sobre esse assunto mas, obviamente, na altura própria o partido avaliará essa situação. Da minha parte continuará a contar com a minha disponibilidade", ressalvou.

O autarca foi detido terça-feira juntamente com o proprietário da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), João Nogueira, suspeito do crime de corrupção ativa, e ambos foram interrogados quarta-feira por um juiz de instrução criminal.

António Vilela é suspeito do crime de corrupção passiva (punível com prisão de dois a oito anos), prevaricação (punível com prisão de dois a oito anos), participação económica em negócio (punível com prisão até cinco anos e multa de 50 a 100 dias) e abuso de poder (cuja pena pode ser de seis meses a três anos ou multa de 50 a 100 dias).

O autarca explicou que na base do processo "está apenas e só" a venda da participação pública naquela escola "e mais nada".

Foi, disse, "um processo [de venda da participação das autarquias de Vila Verde, Amares e Terras do Bouro na EPATV] que decorreu na responsabilidade dos órgãos municipais, nem sequer foi da minha responsabilidade, a estratégia foi feita pelos municípios associados".

António Vilela garantiu ainda que não lhe foi apreendida qualquer quantia em dinheiro ou bens. "Nem o município nem eu a título pessoal tivemos qualquer bem arrestado. Ao cidadão António vilela não foi arrestado um cêntimo que seja", salientou.

Em comunicado, quarta-feira, a PJ deu conta da apreensão e arresto de "bens de valor elevado, designadamente automóveis e elevadas quantidades de dinheiro", no cumprimento de mandados de busca.

O autarca e o proprietário da EPATV foram ouvidos quarta-feira, durante cerca de quatro horas, pela juíza de instrução criminal do Tribunal de Braga Magda Cerqueira, que lhes decretou como medidas de coação a proibição de se ausentarem do país e de comunicarem entre si.

A juíza proibiu ainda António Vilela e João Nogueira de contactarem o "suspeito" Rui Silva, ex-vice-presidente da autarquia de Vila Verde e atual deputado à Assembleia da República pelo PSD, assim como qualquer funcionário da EPATV.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.