Oito milhões de mulheres e crianças precisam de ajuda nas Filipinas - ONU

Oito milhões de mulheres e crianças precisam de ajuda nas Filipinas - ONU
| Mundo
Porto Canal

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje de que 7,8 milhões de mulheres e crianças nas Filipinas necessitam de ajuda, na sequência do tufão Haiyan, que devastou o centro do arquipélago no dia 08.

Cerca de 3,2 milhões de mulheres e 4,6 milhões de crianças necessitam de apoio psicológico e proteção contra violações, tráfico humano e exploração, indicou a responsável pelos Assuntos Humanitários da ONU, Valerie Amos.

"Com mais de 500 mil casas completamente destruídas, a necessidade urgente de refúgios e proteção básica para as mulheres e crianças mantém-se", afirmou Amos, que visitou na terça-feira a cidade de Tacloban, uma das mais afetadas pelo tufão, citada pelo diário The Star.

Valerie Amos salientou que as "mulheres grávidas ou as que acabaram de dar à luz, bem como outros grupos vulneráveis necessitam de ajuda especial", depois de terem sido relatados episódios de violência e de agressões sexuais nas áreas afetadas pelo tufão.

De acordo com dados da ONU, foram distribuídos alimentos e água potável a mais de 1,1 milhões de sobreviventes.

As autoridades filipinas aumentaram hoje o número de mortos na sequência do tufão para 4.011, havendo ainda 18.557 feridos e 1.602 desaparecidos.

O Haiyan, com ventos de até 315 quilómetros por hora, foi o tufão mais forte registado e o terceiro desastre mais mortífero na história recente das Filipinas.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.