Câmara de Cabeceiras de Basto requalifica claustros de mosteiro barroco

| Norte
Porto Canal / Agências

Cabeceiras de Basto, 03 jun (Lusa) - A Câmara de Cabeceiras de Basto aprovou o projeto de remodelação dos claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, que visa transformá-los num espaço para atividades culturais e recreativas, foi hoje anunciado.

Segundo fonte municipal, o projeto incidirá sobretudo na drenagem das águas pluviais, numa intervenção arbórea e também ao nível do ajardinamento e pavimentação do piso.

"Com o projeto ora aprovado, pretende-se essencialmente dignificar o local, conferindo uma maior visibilidade sobre a parte edificada, nomeadamente o Zimbório e as Torres Sineiras do mosteiro", refere um comunicado da Autarquia.

Classifica a intervenção como "minimalista", para beneficiar e modernizar os claustros daquele monumento, "considerado a joia do barroco em Terras de Basto".

Outrora local de clausura dos monges beneditinos, aquele espaço sofreu beneficiações diversas nos últimos anos, nomeadamente, ao nível da pintura, som e iluminação.

No entanto, a parte central permaneceu sempre em terra. Por sua vez, algumas das árvores ali existentes, tais como os ciprestes, além de serem "inestéticas e desadequadas ao local", apresentam-se atualmente "bastante velhas e consequentemente, mais suscetíveis a quedas provocadas por intempéries".

De referir ainda, que pela sua grande dimensão, as árvores estão a contribuir para o aumento de infiltrações ao nível dos telhados do antigo mosteiro.

"A remodelação dos claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, vem assim, satisfazer uma pretensão antiga que, uma vez concretizada, vai certamente proporcionar um novo espaço de fruição à população cabeceirense", sublinha o comunicado.

O mosteiro está classificado como imóvel de interesse público, desde 1933.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.