Mário Soares: Portas do Mosteiro dos Jerónimos fecharam às 00:05

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa) - As portas do Mosteiro dos Jerónimos encerraram às 00:05 de hoje, depois de segunda-feira milhares de pessoas, entre figuras públicas e anónimos, se terem ali deslocado para participar nas cerimónias fúnebres do antigo chefe de Estado Mário Soares.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado desde 13 de dezembro, tendo o corpo chegado segunda-feira ao início da tarde ao Mosteiro dos Jerónimos, cortejo fúnebre que foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Desde que o corpo do antigo Presidente da República está em camarada ardente na sala dos azulejos deste monumento da capital, milhares de pessoas têm prestado homenagem ao histórico socialista e apresentado condolências à família, que esteve em permanência nas cerimónias fúnebres, que terminam na terça-feira com o funeral no cemitério dos Prazeres.

A partir das 21:00 voltou a registar-se uma maior afluência, formando-se uma fila no exterior dos Jerónimos, que a esta hora tinha cerca de 15 minutos de espera até à entrada na sala, onde algumas pessoas se demoravam a cumprimentar a família ou a despedir-se de Mário Soares.

Do espetro político, e à imagem do que aconteceu ao longo do dia, muitos foram os que a partir do final da tarde estiveram nas cerimónias fúnebres, entre os quais os ex-ministros Manuel Pinho, Rui Pereira, Miguel Beleza, Vítor Constâncio e Armando Vara e antiga candidata presidencial Maria de Belém.

O vice-presidente da Assembleia da República Jorge Lacão foi uma presença constante junto da família ao longo do dia, ao qual se juntaram nomes socialistas como a secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, o líder da bancada parlamentar, Carlos César, o eurodeputado Francisco Assis, o ex-presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes e os deputados Renato Sampaio, Pedro Delgado Alves e Isabel Santos.

Mas não foram apenas figuras ligadas ao PS que quiseram associar-se a esta homenagem, destacando-se o antigo líder do PCTP/MRPP Garcia Pereira, o ex-líder do CDS-PP Manuel Monteiro e o antigo dirigente do BE Daniel Oliveira.

Também à noite estiveram nos Jerónimos os governantes Mariana Vieira da Silva e Miguel Honrado e o atual e o antigo secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos e Carvalho da Silva, respetivamente.

Figuras ligadas à cultura também foram uma constante quer ao longo do dia quer à noite, destacando-se nomes como o fadista Carlos do Carmo, o presidente do Centro Cultural de Belém, Elísio Summavielle, a cantora Teresa Salgueiro, as atrizes Maria do Céu Guerra e Rita Blanco, o cantor Luís Represas, o realizador João Botelho, o musicólogo Rui Vieira Nery, a fundadora do Chapitô, Teresa Ricou e as jornalistas Maria João Avilez, Paula Moura Pinheiro e Maria João Seixas.

O diretor-geral de Saúde, Francisco George, o psiquiatra Daniel Sampaio e o antigo presidente do Sporting Sousa Cintra também se associaram a esta homenagem.

JF/JRS/HPG/PPF // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).