Mário Soares: Centenas de pessoas assistiram ao cortejo fúnebre na avenida D. Carlos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa)- Centenas de pessoas assistiram hoje à passagem do cortejo fúnebre do antigo presidente Mário Soares na avenida D. Carlos I, em Lisboa, em direção ao parlamento.

Os presentes viram em silêncio passar o armão que transporta o corpo do antigo chefe de Estado.

Muitos viram a passagem através dos écrans dos seus telemóveis e 'tablet', aproveitando para registar fotos e vídeos do momento.

Algumas pessoas assistiram das varandas de suas casas e funcionários e alunos do IADE -- Instituto de Arte e Design saíram para assistir ao momento.

Até os trabalhadores de uma obra que está a decorrer na fachada do instituo fizeram uma pausa.

O cortejo chegou ao cruzamento da avenida D. Carlos I com a avenida 24 de julho passava um pouco das 15:00, e havia ainda algumas pessoas a aproveitar a hora de almoço para ver passar o antigo chefe de Estado.

Minutos depois da passagem, a avenida D. Carlos ficou quase sem movimento, com as pessoas a desmobilizarem rapidamente após a passagem do armão.

A urna segue para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde se irá realizar o funeral.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

IMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.