Info

Mário Soares: Urna abandona Mosteiro dos Jerónimos cerca das 14:10

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa) - A urna de Mário Soares saiu do Mosteiro dos Jerónimos perto das 14:10, sendo transportada por militares da GNR que a colocaram num armão para seguir o cortejo fúnebre ate ao Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

A saída da urna foi acompanhada, no exterior, por algumas centenas de pessoas que, na Praça do Império, aplaudiram o momento.

Os familiares de Mário Soares acompanharam a saída da urna, bem como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e alguns membros do Governo.

Já no exterior, seis F16 da Força Aérea sobrevoaram os céus da zona de Belém, em jeito de conclusão à homenagem naquele local.

Durante o cortejo fúnebre, que saiu às 14:16 junto dos Mosteiros dos Jerónimos em direção ao Cemitério dos Prazeres, a urna é acompanhada por uma escolta de honra a cavalo da GNR constituída por 84 cavalos.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

O funeral realiza-se pelas 15:30 no Cemitério dos Prazeres, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do PS, no Largo do Rato.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

CMP/MYDM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Dezassete elementos dos 'Hells Angels' detidos por suspeitas de associação criminosa

A Polícia Judiciária deteve esta terça-feira 17 pessoas em vários pontos do país do grupo 'Hells Angels' por suspeitas de associação criminosa e o seu primeiro interrogatório judicial decorrerá na quarta-feira no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

Associações de militares, GNR e polícia marítima contra diploma de carreiras especiais

Associações profissionais de militares, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia Marítima criticaram esta terça-feira o decreto-lei sobre as carreiras especiais publicado na segunda-feira, que consideram injusto por não corrigir as consequências do tempo de serviço congelado.

Região Centro regista aumento de sofisticação nos crimes de violência doméstica

Os casos de violência doméstica que têm chegado ao Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra não têm aumentado ao longo dos anos, mas regista-se um incremento ao nível de sofisticação por parte dos agressores e no recurso às redes sociais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS