BE atribui "pequena melhoria" económica a travões da austeridade impostos pelo TC

| Economia
Porto Canal

O Bloco sublinhou, contudo, que, face ao mesmo período no ano passado, "a economia portuguesa continua a destruir riqueza", registando-se, em termos anuais, a destruição de 1% de riqueza.

"Se compararmos o terceiro trimestre em relação ao segundo, há uma pequena melhoria dos dados económicos, que vem do consumo, a procura interna reduziu-se menos do que o esperado. Não podemos deixar de concluir que este pequeno aumento do consumo é coincidente com a altura em que o Tribunal Constitucional trava os cortes previstos pelo Governo", afirmou a deputada Mariana Mortágua.

A deputada do Bloco de Esquerda falava aos jornalistas no Parlamento.

"A única conclusão que podemos tirar é que de cada vez que o Governo falha nos seus planos de austeridade, a economia melhora", frisou.

Mariana Mortágua desafiou o Governo a "tirar conclusões e fazer uma análise séria destes dados".

Segundo a deputada bloquista, o executivo "não pode querer mais crescimento económico e, ao mesmo tempo, apresentar um programa e o Orçamento do Estado que prevê mais cortes nos salários e mais cortes nas pensões, quando todos os dados nos dizem que sempre que os cortes são aliviados a economia melhora".

"Este crescimento não é provocado pela estratégia do Governo, é provocado quando a estratégia do Governo falha", sublinhou.

Nesse sentido, Mariana Mortágua concluiu que, com os cortes do Orçamento do Estado para 2014 e os cortes adicionais de 1700 milhões em 2014 e 1700 milhões em 2015 pedidos pela Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional, não se pode esperar "alguma previsão de melhorias económicas".

De acordo com a estimativa rápida do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre do ano, com o PIB a aumentar 0,2% face ao segundo trimestre do ano, mas mantendo-se ainda em valores negativos quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Esta subida de 0,2% no PIB no terceiro trimestre, face ao segundo trimestre, acontece depois de um crescimento de 1,1% registado no segundo trimestre do ano, em relação aos primeiros três meses do ano.

Quando a comparação é feita com igual período do ano passado, nota-se que o PIB ainda está em níveis consideravelmente negativos.

A estimativa rápida do INE indica que o PIB ficou ainda 1,0% abaixo do valor que se registava entre julho e setembro de 2012. Apesar de negativo, este valor é, no entanto, melhor que o valor registado no trimestre anterior, altura em que a comparação homóloga mostrava que o PIB seria inferior em 2,0% do valor registado no mesmo trimestre do ano anterior.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.