Jerónimo diz que nem o BE "leva a sério" acusações ao PCP sobre salário mínimo

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 dez (Lusa) - O secretário-geral do PCP afirmou hoje que "nem o próprio BE leva a sério aquilo que disse" sobre a postura dos comunistas quanto ao aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN), acrescentando terem sido os bloquistas a baixar a "bandeira".

O líder comunista, à margem de uma reunião com a Ordem dos Médicos, em Lisboa, respondia ao artigo de opinião de sexta-feira do dirigente bloquista Jorge Costa, no sítio oficial na Internet do BE, no qual se pode ler que é "infeliz o modo como Jerónimo de Sousa expressou o incómodo do PCP neste tema", sugerindo-se que os comunistas estão incomodados "com a comparação dos resultados das diferentes opções tomadas pelos dois partidos durante as negociações com o PS em outubro/novembro de 2015".

"Em relação a essa afirmação, acho que nem o próprio BE leva a sério aquilo que disse. Todo o posicionamento do nosso partido ao longo desta nova fase da vida política nacional, se há coisas a relevar é o seu papel interventivo, proponente, empenhado em relação a muitas áreas (reformas, pensões, abono de família, gratuitidade de manuais escolares)", afirmou o secretário-geral do PCP.

Jerónimo de Sousa sublinhou "as questões da contratação coletiva no setor empresarial do Estado, em que só o PCP se bateu para levantar a sua suspensão".

"Não pode ser levada a sério a afirmação do BE. Mesmo em relação à questão em concreto do SMN, nós mantemos que era perfeitamente possível um aumento para 600 euros a partir de janeiro. O BE fez toda a campanha eleitoral com essa bandeira e, para registo de memória, lembro-me da responsável principal do BE, passadas umas semanas, afirmar que isso era irrealizável, impossível, deixando cair a bandeira", continuou.

Para o líder comunista, Catarina Martins "aceitou essa questão do faseamento para 2019".

"Entendemos que deve ser concretizada essa profunda aspiração de centenas de milhares de trabalhadoras e trabalhadores. Não quero fazer disto uma bandeira de agressão. Em relação às propostas sobre legislação laboral, saberá o BE que constitui parte integrante deste nosso combate pela reposição de rendimentos e direitos", concluiu.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.