ONU: Marcelo diz que vai ser "um grande, grande dia" para Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 12 dez (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje completa 68 anos e assiste em Nova Iorque ao juramento do seu amigo António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas, vaticinou que vai ser "um grande, grande dia".

"Vai ser um grande, grande dia, para mim, para Portugal e para os portugueses", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, à saída do hotel a poucas dezenas de metros das Nações Unidas e de onde saiu ladeado pelo primeiro-ministro português, António Costa, e pouco atrás do secretário-geral designado, António Guterres.

Guterres, que saiu do hotel acompanhado pela mulher, Catarina Vaz Pinto, apenas disse "bom dia" aos jornalistas portugueses que se encontravam no local.

Questionado com quem iria partilhar os charutos - que, durante uma viagem oficial a Cuba, tinha guardado para fumar neste dia - o Presidente da República revelou que, afinal, não vieram com ele na bagagem de Nova Iorque.

"Nem trouxe para não ter a tentação de fumar", afirmou.

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.