Corpos de futebolistas e dirigentes mortos em acidente aéreo chegaram a Chapecó

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Chapecó, Santa Catarina, Brasil, 03 dez (Lusa) - Os corpos dos futebolistas da Chapecoense que morreram no acidente aéreo da Colômbia chegaram hoje à cidade brasileira de Chapecó, onde haverá um velório coletivo no estádio do clube, informou a agência EFE.

O primeiro dos aviões Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), procedente de Medellín, com os caixões dos futebolistas aterrou no aeroporto de Chapecó às 09:30 locais (11:30 de Lisboa), após fazer uma escala técnica em Manaus, na região amazónica.

O presidente do Brasil, Michel Temer, o embaixador da Colômbia, Alejandro Borda, autoridades locais e familiares das vítimas esperavam no aeroporto de Chapecó, uma cidade de 200 mil habitantes do Estado de Santa Catarina, Brasil.

A queda do avião na segunda-feira causou a morte a 71 das 77 pessoas que seguiam a bordo, incluindo a maioria dos jogadores, dirigentes e jornalistas que acompanhavam a equipa, que se preparava para disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana com os colombianos do Atlético Nacional.

Após uma cerimónia no aeroporto, iniciou-se o cortejo fúnebre até ao estádio Arena Condá, onde os corpos dos jogadores e dos restantes membros do clube serão velados por cerca de 100 mil pessoas.

O diretor de comunicação do clube, Andrei Copetti, informou hoje que o presidente brasileiro assistirá ao velório coletivo, apesar de inicialmente ter sido dito que Temer só estaria no aeroporto à chegada.

Desde as primeiras horas da manhã de hoje que centenas de adeptos do clube se encontram à porta do estádio, apesar de chuva, para se despedirem dos seus ídolos.

Desde o acidente, na passada segunda-feira, que o estádio Arena Condá se converteu num memorial improvisado, onde amigos e vizinhos colocam mensagens de agradecimento aos malogrados futebolistas deste clube de Santa Catarina que ia disputar a sua primeira final internacional.

FC//GC.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.