Clubes argentinos oferecem jogadores ao Chapecoense para reconstruir equipa

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Buenos Aires, 30 nov (Lusa) -- A Associação de Futebol da Argentina (AFA), em conjunto com os clubes que a integram, pôs à disposição do brasileiro Chapecoense jogadores que possam "contribuir para a reconstrução" do seu plantel, depois do acidente aéreo de quarta-feira.

"O Clube Chapecoense e toda a comunidade de Chapecoense enfrentam uma tragédia irreparável, que exige a solidariedade das federações irmãs", disse a AFA em comunicado.

Por esse motivo, após o acidente que causou 71 mortos e seis feridos no noroeste da Colômbia, a maioria da equipa do Chapecoense, os clubes argentinos "colocam à disposição" a cedência de futebolistas para "contribuir para a reconstrução de um plantel que será honrado em memória de todos".

A AFA manifestou o seu "mais sentido pesar" pela tragédia que "enluta" o futebol sul-americano "e endereçou as suas "condolências às famílias de todas as vítimas".

Segundo os últimos dados oficiais, o acidente provocou 71 mortos, dos quais 51 ligados ao clube brasileiro e 20 jornalistas. Salvaram-se seis pessoas.

O Chapecoense ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana com os colombianos do Atlético Nacional.

O aeroporto de Medellín, na Colômbia, destino do avião que caiu, informou que a aeronave declarou-se "em emergência" às 22:00 locais (03:00 de hoje em Lisboa) "por falhas técnicas".

FV (ANYN/CSR) // MP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.