Três agentes da polícia moçambicana suspeitos de sequestros

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 12 nov (Lusa) - Dois agentes da polícia moçambicana (PRM) foram detidos na semana passada e um terceiro está em parte incerta, depois de tentativa de rapto de um cidadão em Maputo, capital do país, disse hoje uma fonte policial.

Falando, hoje, em conferência de imprensa, o porta-voz da PRM, Pedro Cossa, garantiu que a corporação está a diligenciar a captura do foragido para o esclarecimento do caso.

Os dois agentes detidos são efetivos e o terceiro já não consta dos efetivos policiais, e, segundo Cossa, é foragido da cadeia de máxima segurança de Maputo, conhecida como BO.

Segundo o relato do porta-voz policial, os suspeitos, simulando estarem em serviço, terão prendido um homem e meteram-no na bagageira de uma viatura, circulando, depois, por algumas artérias de Maputo, indo até Boane, nos arredores.

Durante este movimento, o raptado saiu da bagageira, tendo sido socorrido pela população e levado a uma das esquadras da cidade de Maputo.

Na reconstituição dos factos, os indiciados foram reconhecidos por outros colegas num dos postos por onde passaram e a corporação acredita haver matéria para levar os supostos sequestradores a tribunal.

O porta-voz da PRM defendeu que não se deve confundir a instituição policial e o mau comportamento de alguns agentes.

"Sempre que os indivíduos estiverem em ilicitudes, assume-se um comportamento de responsabilidade individual", disse Pedro Cossa.

"Encorajamos todos os cidadãos para que continuem a confiar na polícia, denunciando comportamentos impróprios, quer de agentes uniformizados, quer de agentes à paisana", acrescentou.

Moçambique está a ser afetado por uma onda de sequestros há cerca de dois anos, que visou primeiro empresários islâmicos e que afeta agora outras comunidades, como a portuguesa, e normalmente são exigidas avultadas somas de dinheiro em troca da libertação.

Os quatro portugueses que foram sequestrados recentemente foram todos libertados.

LAS // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.