Adesão à greve dos funcionáros judiciais encerrou vários tribunais

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 nov (Lusa) - A adesão dos funcionários judiciais à greve geral da função pública situou-se hoje entre os 70 e os 80 por cento e levou ao encerramento de diversos tribunais no país, indicou o sindicato da classe.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Jorge, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), disse que, a "nível geral", a adesão foi de 70 a 80 por cento, havendo, de norte a sul do país, tribunais em que a adesão foi total ou quase total, levando ao seu encerramento.

Os tribunais de Viana do Castelo e de Vila Verde, os tribunais do trabalho de Vila Nova de Gaia, Braga, Águeda, Guarda, Viseu, Santarém, Redondo e Lourinhã, os tribunais judiciais da Nazaré, do Sátão, da Sertã e de Trancoso foram alguns dos que encerraram, devido à greve dos funcionários.

Nas Varas Cíveis do Palácio da Justiça, em Lisboa, encerraram cinco das 12 varas, o mesmo acontecendo com cinco dos seis juízos da Pequena Instância Cível, segundo dados fornecidos pelo SFJ, que apontam ainda para uma adesão de 100 por cento em três das oito Varas Criminais do Campus de Justiça.

Os tribunais judiciais de Faro, Loulé, Silves, Arraiolos e de Sines, e o Tribunal de Trabalho de Portimão foram outras instalações que fecharam devido à greve.

Nos Açores, encerrou o tribunal de Angra de Heroísmo e os serviços do Ministério Público, tendo a adesão máxima sido também sentida na Ribeira Grande, na ilha de são Miguel.

Mais fraca foi a paralisação de serviços na Madeira, onde, no entanto, se verificou uma adesão à greve de 75 por cento, no tribunal do Funchal e no tribunal de Santa Cruz.

O dirigente sindical considerou que a forte adesão à greve demonstra, "mais uma vez", o descontentamento destes profissionais da justiça pela política de austeridade e de constantes cortes salariais, evidenciando também "vontade e determinação" em lutar para que se "altere o rumo dos acontecimentos".

O protesto - referiu - ocorre numa altura em que "estão à porta" dois diplomas importantes, designadamente a portaria dos quadros dos funcionários judiciais, com o novo mapa judiciário, e a proposta do Ministério da Justiça sobre o estatuto sócio-profissional dos funcionários de justiça.

FC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.