Adesão à greve dos funcionáros judiciais encerrou vários tribunais

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 nov (Lusa) - A adesão dos funcionários judiciais à greve geral da função pública situou-se hoje entre os 70 e os 80 por cento e levou ao encerramento de diversos tribunais no país, indicou o sindicato da classe.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Jorge, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), disse que, a "nível geral", a adesão foi de 70 a 80 por cento, havendo, de norte a sul do país, tribunais em que a adesão foi total ou quase total, levando ao seu encerramento.

Os tribunais de Viana do Castelo e de Vila Verde, os tribunais do trabalho de Vila Nova de Gaia, Braga, Águeda, Guarda, Viseu, Santarém, Redondo e Lourinhã, os tribunais judiciais da Nazaré, do Sátão, da Sertã e de Trancoso foram alguns dos que encerraram, devido à greve dos funcionários.

Nas Varas Cíveis do Palácio da Justiça, em Lisboa, encerraram cinco das 12 varas, o mesmo acontecendo com cinco dos seis juízos da Pequena Instância Cível, segundo dados fornecidos pelo SFJ, que apontam ainda para uma adesão de 100 por cento em três das oito Varas Criminais do Campus de Justiça.

Os tribunais judiciais de Faro, Loulé, Silves, Arraiolos e de Sines, e o Tribunal de Trabalho de Portimão foram outras instalações que fecharam devido à greve.

Nos Açores, encerrou o tribunal de Angra de Heroísmo e os serviços do Ministério Público, tendo a adesão máxima sido também sentida na Ribeira Grande, na ilha de são Miguel.

Mais fraca foi a paralisação de serviços na Madeira, onde, no entanto, se verificou uma adesão à greve de 75 por cento, no tribunal do Funchal e no tribunal de Santa Cruz.

O dirigente sindical considerou que a forte adesão à greve demonstra, "mais uma vez", o descontentamento destes profissionais da justiça pela política de austeridade e de constantes cortes salariais, evidenciando também "vontade e determinação" em lutar para que se "altere o rumo dos acontecimentos".

O protesto - referiu - ocorre numa altura em que "estão à porta" dois diplomas importantes, designadamente a portaria dos quadros dos funcionários judiciais, com o novo mapa judiciário, e a proposta do Ministério da Justiça sobre o estatuto sócio-profissional dos funcionários de justiça.

FC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

ASAE apreende 450 litros de azeite falsificado comercializado nas redes sociais

Quatrocentos e cinquenta litros de azeite falsificado, que era comercializado através das redes sociais, foi apreendido na segunda-feira, perto da cidade de Lisboa, informou esta terça-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Localização do novo aeroporto poderá ser revelada esta terça-feira

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, faz esta terça-feira uma declaração ao país às 20h00, na residência oficial em São Bento, após o Conselho de Ministros, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do Governo.

PJ desmantela estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe”

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira que desmantelou uma estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe” e que deteve um homem suspeito dos crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.