Índia testa com êxito míssil com capacidade nuclear

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 08 nov (Lusa) -- As Forças Armadas da Índia realizaram hoje com êxito um teste do míssil Agni I, de curto alcance com capacidade nuclear, revelaram fontes oficiais.

O lançamento teve lugar a partir de uma base militar numa ilha do estado oriental de Orissa.

"O teste foi um êxito" explicou o diretos de testes, MVKV Prasad, em declarações à agência local IANS.

O Agni I -- que em sânscrito significa fogo -- tem capacidade para transportar ogivas nucleares até uma tonelada e pode atingir alvos a um máximo de 700 quilómetros de distância.

A Índia, que tal como o Paquistão e a China, possui capacidade nuclear, mantém ativo um programa de mísseis teleguiados frequentemente testados em ensaios a partir das bases militares em Orissa.

O ensaio acontece depois de terça-feira o exército paquistanês ter testado, também com êxito, um míssil Nasr também com capacidade nuclear que tem um alcance de 60 quilómetros.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.