Artur Santos Silva pede "pacto fiscal" para dar confiança a investidores

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 out (Lusa) - O presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, defendeu hoje que o Governo e os partidos que agora o apoiam no parlamento deve "ser capaz de decidir um pacto fiscal" que garanta estabilidade e dê confiança aos investidores.

"Seria importante que [o Governo e os partidos que o apoiam no Parlamento, BE, PCP e PEV] fossem capazes de decidir um pacto fiscal que assegurasse estabilidade e que reforçasse a confiança dos investidores", afirmou Santos Silva numa conferência hoje em Lisboa organizada pela Ordem dos Economistas.

O também presidente do Conselho de Administração do BPI considera que são necessárias "medidas muito agressivas" e que Portugal deve "usar todo o manancial para estimular o investimento", referindo que isso passa por "medidas fiscais e medidas parafiscais", nomeadamente quanto às contribuições para a Segurança Social.

Santos Silva apelou ainda a que haja "um enorme esforço de comunicação para explicar aos investidores que [o país tem] recursos financeiros disponíveis e um sistema financeiro que tem vindo a resolver os seus problemas".

O presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, em cuja sede decorreu a conferência, disse que "o investimento privado está a 60% do que estava em 2000" e argumentou que "a grande prioridade tem de ser o crescimento económico e utilizar todos os instrumentos possíveis para aumentar o investimento privado".

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.