Passos vai ouvir parceiros sociais antes de propor alterações ao Orçamento

| Política
Porto Canal com Lusa

Albergaria-a-Velha, Aveiro, 25 out (Lusa) -- O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje que vai ouvir os parceiros sociais sobre as propostas "de natureza estrutural" a apresentar na discussão do Orçamento do Estado de 2017.

Passos Coelho falava na abertura das "Jornadas Consolidação, Crescimento e Coesão" organizadas pelo partido e dedicadas ao Orçamento do Estado 2017.

"O PSD apresentará algumas propostas de natureza estrutural, nomeadamente sobre como consolidar as contas públicas, sem ser através de impostos indiretos, e como atrair mais investimento externo, e vai pedir um encontro aos parceiros sociais para os ouvir", anunciou.

Passos Coelho assumiu ter dúvidas de que a maioria parlamentar venha a acolher as propostas que o PSD vai apresentar, até porque "o ministro das Finanças já veio dizer que há pouco espaço para mexer" e o Orçamento reflete as escolhas do PS, do PCP e do BE.

"Não é por estarmos na oposição que desejamos que corra mal ao país, mas devemos chamar a atenção para o que corre mal e apresentar a nossa alternativa e dar o nosso contributo para que possa ficar melhor", declarou.

O líder do PSD considera que o caminho devia ser outro para aproveitar melhor condições conjunturais como o petróleo mais barato, a taxa de juro do Banco Central Europeu mais favorável e as importações mais baratas, do que no período do ajustamento em que esteve à frente do governo: crescer mais, atrair mais investimento que dinamiza o emprego e gerar confiança junto dos mercados.

Esse outro caminho, sublinhou, passa por "ser mais prudente na restituição de rendimentos, mas sobretudo por uma estratégia para atrair mais investimento", e não "acertar a despesa pelo calendário mais interessante para o Governo e depois se verá", de forma a garantir a sobrevivência dos acordos à esquerda.

"O Governo prefere crescer poucochinho para ir mantendo o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda", acusou, considerando o anunciado aumento das pensões "o aspeto mais chocante".

"O Estado tem pouco dinheiro e há um problema de sustentabilidade das pensões que o Governo decidiu empurrar para mais tarde, mas se falta dinheiro é preciso cuidado com os aumentos e estas atualizações vão ser pagas pelos impostos", disse, acusando o Governo de António Costa de querer "fazer um bonito" para as eleições autárquicas.

É que, só em agosto o Governo vai ver se a atualização ficou aquém dos 10 euros, podendo haver, nesse caso um aumento extraordinário.

"Porque não dá esse aumento já em janeiro? Só em agosto é que vai haver dinheiro? Dava menos, já a partir de janeiro. Sabemos porquê. Quer fazer um bonito, no calendário que lhe é mais interessante", criticou.

As jornadas do PSD dedicadas ao Orçamento do Estado prosseguem até 28 de novembro, com mais 18 sessões, com a participação de membros da comissão política permanente do PSD, dos vice-presidentes do grupo parlamentar e dos deputados de cada distrito.

MSO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.