Oito novos medicamentos inovadores para o cancro, VIH, hepatite e psoríase

Oito novos medicamentos inovadores para o cancro, VIH, hepatite e psoríase
| País
Porto Canal (SYA)

Os hospitais portugueses receberam oito medicamentos inovadores para o tratamento do linfoma, cancro da próstata, melanoma, psoríase e VIH. Estes medicamentos já estão a ser administrados aos doentes.

Este ano, os hospitais portugueses receberam oito medicamentos inovadores para o tratamento do linfoma, cancro da próstata, melanoma, psoríase e VIH. Estes novos medicamentos não só dão resposta a doentes que de outra forma não tinham alternativas como se impõem como opções mais baratas a outras já existentes. Estes remédios estão apenas disponíveis nos hospitais, não existindo a sua venda nas farmácias e metade deles são para a área da oncologia.

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) aprovou, em 2015, 13 medicamentos. Este ano, demorou 250 dias a aprovar os oito referidos e tem ainda mais de 200 remédios em avaliação.

Destes oito medicamentos, dois são para o tratamento da Hepatite C, algo que vai beneficiar cerca de 800 doentes em tratamentos de hemodiálise e entre 200 a 300 doentes de VIH que não podiam usar os medicamentos aprovados em 2015.

Quanto aos casos de linfoma e cancro da próstata a vantagem é a sobrevida (mais tempo de vida após um limite). Relativamente aos casos de melanoma, a vantagem é sobretudo mais económica apesar de já se verificar a regressão de alguns casos. Na psoríase estes medicamentos mudam a vida dos doentes, dando-lhes uma pele mais limpa. Quanto aos casos de VIH têm a vantagem de maior conforto para os doentes bem como o facto de serem mais baratos do que os existentes até ao momento.

O Truvada e o Kivexa são dois dos medicamentos mais usados em Portugal para o VIH e que vão passar a genéricos.

Quanto aos medicamentos que ainda aguardam aprovação por parte da Infarmed, estes poderão estar disponíveis através de uma autorização especial. Até o dia 13 de outubro já tinham sido aprovadas 1583 destas autorizações.

Depois do Ministério da Saúde ter assinado com a Gilead, que é um laboratório responsável por dois dos medicamentos inovadores para a Hepatite C, com uma taxa de cura de 95%, já perto de nove mil doentes iniciaram o tratamento e 3943 foram considerados curados, segundo dados da Infarmed atualizados na passada sexta-feira.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.