Cerca de 40 alunos abandonaram Escola Portuguesa de Moçambique desde Setembro

| País
Porto Canal / Agências

Maputo, 06 set (Lusa) - Cerca de 40 alunos abandonaram a Escola Portuguesa de Moçambique (EPM), em Maputo, desde que, em setembro, começou o atual letivo, disse à Lusa a diretora do estabelecimento de ensino.

De acordo com Dina Trigo de Meira, a maioria dos alunos que desistiram terá regressado a Portugal, mas não descartou a possibilidade de ter havido transferências para outros estabelecimentos da capital ou do país.

A EPM tem cerca de 1600 alunos, de 14 nacionalidades, do pré-escolar ao 12.º ano.

Em Moçambique residem mais de 20 mil portugueses, que têm manifestado preocupações face à onda de raptos que assola a capital, e outras cidades, como a Beira, e também perante o espetro do regresso à guerra, com o recente eclodir de confrontos armados entre o exército e a Renamo, principal partido da oposição, no centro do país.

Na terça-feira uma cidadã portuguesa foi raptada nos arredores de Maputo, encontrando-se ainda em situação de cativeiro.

Igualmente sequestrados pelo crime organizado encontram-se dois portugueses raptados há mais de uma semana, cuja condição foi revelada na terça-feira pelo cônsul geral de Portugal em Moçambique, Gonçalo Teles Gomes.

"O sentimento é de desespero, angústia e tristeza, porque isto nunca acaba", disse à Lusa, na terça-feira, Horácio Feliciano, presidente da Associação dos Portugueses de Moçambique, lamentando o facto de as autoridades não conseguirem estancar um crime que assola as cidades moçambicanas há dois anos.

LAS // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.